Rodolfo Faistauer - Pianist

Biografia

Descrito como um artista “eloquente” que combina “interpretação lírica” a um “toque preciso”, o pianista brasileiro Rodolfo Faistauer vem se apresentando regularmente nos Estados Unidos, Brasil e Europa. Já tocou no Instituto Húngaro e na Embaixada do Brasil em Paris, Auditorium Cité de la Musique et de la Danse e Palais Rohan em Strasbourg, Florentinersaal em Graz, Konzertsaal da Musikhochschule de Munique, Museu Brahms em Baden Baden, Museu Brasileiro de Escultura em São Paulo, Instituto Ling em Porto Alegre e Galvin Recital Hall em Chicago. Atualmente ele é Professor Visitante e Diretor do Departamento de Piano do Whitman College, Estados Unidos.

 

Em 2022, Rodolfo participou do Fellowship Program do Gilmore Piano Festival e foi convidado para a Academia de pianos históricos da Cornell University, onde apresentou-se ao lado de pianistas do mundo inteiro. Ainda em julho, Rodolfo tocou no Conservatório de Strasbourg, onde também gravou uma obra de Hugues Dufourt na presença do compositor. A gravação faz parte de um CD do selo alemão Coviello Classics (Darmstadt) com a obra completa para piano do compositor. O CD foi bem recebido pela crítica europeia, sendo escolhido como “gravação contemporânea da semana” na rádio France Musique, um dos cinco albums do ano pela rádio suíças RTS e selecionada entre as revelações do ano pela Académie Charles Cros.

Rodolfo concluiu seu Doutorado em Piano (Doctor of Musical Arts) com uma bolsa completa na Northwestern University Bienen School of Music. Lá, foi aluno de James Giles e recebeu o Prêmio Alvia and Helen Cottongim de excelência musical e acadêmica. Em sua tese, estudou o impacto da tradição musical do século XVIII na obra de Franz Schubert.

Antes dos Estados Unidos, Rodolfo viveu por vários anos na Europa. Na Academia Superior de Música de Strasbourg, França, ele estudou com Amy Lin, que lhe transmitiu um grande interesse pela escola pianística de Artur Schnabel e o repertório dos clássicos vienenses. Em Strasbourg concluiu o Diplôme de Spécialisation e o mestrado em piano com distinção. Determinado a aprofundar-se naquele repertório, Rodolfo foi estudar com Margarita Höhenrieder na Escola Superior de Música de Munique, Alemanha, com bolsa do Programa Erasmus da União Europeia e da Região Alsácia. 

Ainda na Europa, Rodolfo recebeu conselhos preciosos de suas compatriotas Cristina Ortiz e Débora Halász. 

Dedicado camerista, Rodolfo já colaborou nas mais diversas formações com músicos de vários países. Tocou com cantores, duo com violoncelo, clarinete, oboé ou violão, e também trios e quartetos. Através dessas experiências recebeu orientação de Friedemann Berger, Duo Melis, Helen Callus, W. Stephen Smith e Christian Ivaldi. Sua colaboração com o Quatuor Adastra lhe rendeu recitais na Alsácia e no Festival d’Autan no sul da França. 

Rodolfo iniciou seus estudos musicais em sua cidade natal, São Leopoldo, onde foi aluno de Gladis Blanco, Maria Luiza Coelho e Gabriel Victora. Aos treze anos passou a estudar em Porto Alegre com a pianista carioca Dirce Bauer Knijnik.  Posteriormente, concluiu sua graduação em piano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na classe de Cristina Capparelli. 

Foi ainda no Brasil que surgiu seu interesse pela pesquisa. Rodolfo participou da tradução brasileira do livro Franz Liszt, o Pedagogo (Ed. Sulina, 2012), iniciativa da Fondazione Istituto Liszt de Bolonha, Itália. Mais tarde colaborou como pesquisador no filme documentário Artur Schnabel: No Place of Exile para o canal de televisão ARTE.

Em paralelo a seus estudos, Rodolfo já participou da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburg, Academia de Nancy e do International Keyboard Institute and Festival de Nova York. Também teve a oportunidade de tocar para artistas como: Alexander Korsantia, Andrzej Jasinski, Jean-Philippe Collard, Peter Frankl e Ricardo Castro.

Rodolfo é Professor Visitante e Diretor do Departamento de Piano no Whitman College, Estados Unidos. Anteriormente fez parte do corpo docente da Northwestern University onde lecionou Literatura do Piano.

 

MÚSICA

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Ensino

Rodolfo atua como professor de piano há mais de dez anos com alunos iniciantes e avançados provenientes de origens diversas, na Alemanha, França, Brasil e Estados Unidos. Na Northwestern University, ele trabalhou junto ao departamento de pedagogia do piano, supervisionado pela professora Dra. Marcia Bosits, dando aulas para o programa de piano non-major. Lá, Rodolfo criou junto com alguns colegas um projeto de master classes com o objetivo de estimular práticas de estudo eficazes. O projeto foi bem recebido e implementado nos anos que seguiram.

Rodolfo tem experiência tanto em aulas individuais quanto em master classes. Seu principal objetivo como educador é ajudar seus alunos a unificarem os movimentos físicos às intenções musicais, para assim atingirem um modo de tocar equilibrado e livre, apoiado em um estudo crítico e reflexivo da partitura.

Rodolfo ensina nos seguintes idiomas: português, inglês, francês e alemão.

Pesquisa

 

A pesquisa está presente na vida de Rodolfo desde o começo de sua graduação na UFRGS. Ele foi bolsista do CNPq, tendo colaborado com o Grupo de Pesquisa em Práticas Interpretativas do Programa de Pós-graduação em Música da UFRGS. A temática de seu trabalho foi a produção de obras latino-americanas para piano do século XX. 

Ainda durante seus estudos na UFRGS, Rodolfo participou da tradução para o português do livro Franz Liszt, o Pedagogo (Ed. Sulina, 2012), escrito por Lina Ramann, discípula de Franz Liszt. Este projeto foi realizado ao lado de sua professora, Cristina Capparelli Gerling e da então doutoranda Stefanie Freitas. Foi um projeto idealizado pela musicóloga italiana Rossana Dalmonte e a Fondazione Istituto Liszt de Bolonha, Itália. Anos mais tarde, em abril de 2016, Rodolfo teve a oportunidade de trabalhar diretamente com a Dra. Dalmonte em um estágio na biblioteca do Istituto Liszt em Bolonha. 

Durante seus anos de estudos na Europa, Rodolfo estudou intensamente a tradição musical de Artur Schnabel, cujos conceitos sobre ritmo, métrica e fraseado continuam a ser um elemento central de seus estudos e prática. Desenvolveu também trabalho de pesquisa para projetos como o filme Artur Schnabel: No Place of Exile (Artur Schnabel: Komponist im Exil, canal ARTE, 2018) e para importantes editores de repertório pedagógico para piano nos Estados Unidos.

Em sua tese de doutorado, Rodolfo fez um estudo de tratados musicais de composição e interpretação do século XVIII. Supervisionado pela Dra. Danuta Mirka e influenciado por avanços recentes no estudo de teoria musical do final do século XVIII, ele estudou o impacto dessa tradição na obra de Franz Schubert, incluindo aspectos de retórica, métrica e interpretação.

Tese de doutorado:

In Search of Clear Execution: An Eighteenth-Century Approach to Franz Schubert’s Piano Sonata in A Major D. 959. Orientadora: Danuta Mirka, Northwestern University, 2022.

Uma abordagem do século XVIII para a obra de Franz Schubert é um assunto ainda pouco explorado. A maioria dos estudos de sua obra baseia-se em métodos modernos de análise, no entanto é sabido que Schubert cresceu em um ambiente fortemente influenciado pela tradição dos músicos do final do século XVIII. Neste estudo, investigo a forma musical e a execução da Sonata para piano em lá maior D. 959 à partir dessa tradição. O trabalho baseia-se em duas fontes: Versuch einer Anleitung zur Composition de Heinrich Christoph Koch e a Klavierschule de Daniel Gottlob Türk. O manual de composição de Koch aborda aspectos de estrutura frasal e métrica, com enfoque na ideia de pontuação musical. O conceito de clareza de execução definido por Türk em seu tratado de interpretação ao teclado, propõe um mapeamento sistemático de notas que devem ser enfatizadas pelo intérprete e pontos de separação entre segmentos com o objetivo de proporcionar uma realização inteligível e eloquente do texto musical. A contribuição de ambos autores permite atingirmos um entendimento mais profundo das convenções da linguagem musical compartilhada por Schubert e seus predecessores. Minha análise da sonata D. 959 demonstra que Schubert foi influenciado por tais convenções e aderiu a preceitos apresentados por Koch e Türk. Essa abordagem coloca a experiência de escuta em tempo real das plateias históricas no centro da composição e da execução.

Dissertação de mestrado:

Artur Schnabel et l’expression de la structure: une analyse de son interprétation du premier mouvement de la Sonate op. 110 de Beethoven (Artur Schnabel e a expressão da estrutura: uma análise de sua interpretação do primeiro movimento da Sonata op. 110 de Beethoven). Orient.: Alessandro Arbo, Universidade de Strasbourg, 2016.

Um estudo sobre as muitas ferramentas usadas por Artur Schnabel para expressar a estrutura da Sonata op. 110 de Beethoven. O estudo baseia-se em uma investigação de sua pedagogia, em particular seus princípios de articulação melódica e rítmica. Os resultados são então confrontados com uma análise de sua gravação para identificar a precisa combinação de elementos musicais e pianísticos usados por Schnabel para transmitir suas ideias.

 
 

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